Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver outros Destaques


 

Gestão de projetos em
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS –
A busca da compatibilidade


Pequenas empresas são inevitavelmente associadas à improvisação, enquanto que PM à elevada dose de previsibilidade e rigor, essa “quase-incompatibilidade” existiu no passado, mas ela é mais aparente do que real nos dias de hoje. A razão para isso é a profunda alteração que se processa nas cadeias de criação de valor das empresas. Provocando modificação na concepção do papel das pequenas empresas no processo produtivo e no modelo de gestão aplicável a elas. Passando a atuar em nichos superespecíficos que demandam alta capacitação, flexibilidade e adaptação às necessiades dos produtos e serviços personalizados. Fazendo parte de uma rede global de projetos empresariais que atuam localmente e não mais sendo empresas isoladas no mercado.

Belmiro Valverde J. Castor; Ph.D. Adm. Publica Univ. Sul da California - Prof. PUC-PR

 

ESCOLHENDO gerentes de projetos –
Estilo de liderança vs. Tipo de projeto

Por que os resultados dos projetos não melhoram? Uma pesquisa do PMI demonstrou que as competências sociais dos gerentes de projetos, como a competência emocional, a gerencial e a intelectual estão diretamente associadas ao sucesso do projeto. O interessante é que diferentes tipos de projetos – como projetos de engenharia, de TI ou de mudança organizacional – requerem diferentes composições de competências. Os resultados da pesquisa podem mudar nosso entendimento sobre quem deveria liderar que tipo de projeto na organização.

Dr. Ralf Müller - Prof. Escola de Negócios da Universidade de Umeå, Suécia



 

Gerenciando riscos nas
RELAÇÕES DE NEGÓCIOS DE SUBCONTRATADOS
com clientes e concorrentes

Este artigo analisa que tipos de riscos referentes a projetos e a negócios surgem a partir das relações interorganizacionais de subcontratados com concorrentes e clientes finais. Estas relações podem ter impacto direto no desempenho do projeto a curto prazo, mas, além disso, as relações são uma fonte potencial para riscos relativos a negócios no longo prazo. É sugerida uma nova abordagem de gerenciamento de riscos na qual tais riscos de relações são ativamente levados em consideração na seleção e no gerenciamento de subcontratados.

Eloranta, Kirsi, M.Sc. - Helsinki University of Technology;
Dr. Kujala Jaakko - Helsinki BIT Research Centre;
Prof. Artto Karlos - Helsinki Univ. of Tech. Industrial Management

 



OUTROS DESTAQUES click aqui



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO