Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver Destaques





Gerenciamento por Tendências: reagindo aos problemas do futuro

Usando o SDPM - Success Driven Project Management para análise de tendência em projetos. Diversos elementos de um projeto como: produtividade, duração total, custo, problemas e impactos, etc. podem ser avaliados por tendências. Será que precisamos começar a enxergar resultados acumulados ruins em nosso projeto para então tomarmos decisões gerenciais?


Peter Mello
PMP, SpS, PMI-SP – Diretor da X25

Jefferson Guimarães
SpP – Engenheiro da Petrobras

Alexandre Zoppa
Líder de planejamento da ABB



A Arte do Ócio Produtivo

Ócio não significa estupidez. Deveríamos adotar uma abordagem mais focada no gerenciamento de projetos e exercitar nossos esforços onde realmente importa ao invés de nos ocuparmos por aí como abelhas atarefadas, envolvendo-nos em atividades não importantes e não críticas que outras pessoas poderiam realizar melhor ou, até mesmo, que nem precisariam ser executadas em alguns casos.


Peter Taylor
Diretor de PMO da Siemens PLM Software


 

Seção: O Especialista Responde

Issue e Risk. Quais são as principais características que os diferenciam? Se não é feita uma clara diferenciação entre ambos, pode-se ter problemas na análise de riscos do projeto? É mesmo importante diferenciá-los ou podem ser analisados conjuntamente?

Farhad Abdollahyan, M.Sc.
Consultor e Prof. da FGV



 

Análise de Negócios em Gerenciamento de Projetos

Este artigo discute como um analista de negócios pode contribuir para o sucesso tanto nos projetos quanto no nível organizacional e estratégico da empresa. O papel do analista de negócios, as habilidades necessárias e como esse novo profissional convive e trabalha com o gerente de projeto e as áreas de negócio são temas deste artigo.

Maureen G. McVey, CBAP
Director of Business Analysis, IIL

George Bridges, BA, MS., PMP;
Senior Consultant for International Institute for Learning



 

Desenvolvendo Grupos de Alto Desempenho

Este artigo discute a Avaliação e Desenvolvimento de Grupos de Alto Desempenho, com foco nas variáveis meios, inteligência e gestão. Considerando os fundamentos relacionados ao Modelo Evolutivo e Espaço Emocional das equipes, ambos à luz da Teoria da Complexidade, apresenta-se um resumo do desenvolvimento e aplicação de uma metodologia de avaliação/constituição de grupos de alto desempenho no ambiente de projetos de pesquisa.

Ana Cristina Carneiro
PMP – Consultora e Professora da FGV


Ivan Rocha Neto
PhD – Docente-Pesquisador da Universidade Católica de Brasília




 

Jogos de Empresas para Gerenciamento de Projetos

Este artigo mostra o uso de jogos de empresas para ensinar gestão de projetos baseado na andragogia. Trabalha-se com os fundamentos de jogos de empresas e as competências em gestão de projetos para a aplicação dessa abordagem de ensino em um curso de pós-graduação. O objetivo é compreender como obter uma efetiva aprendizagem de gestão de projetos de uma maneira vivencial.

Cláudio Luís Carvalho Larieira
Mestre em Engenharia de Computação pelo IPT-SP. Professor da UNICSUL, FASP, FIAP, Mackenzie e Faculdade IBTA.


Prof. Dr. Mauro de Mesquita Spínola
Professor do Departamento de Engenharia de Produção da Escola Politécnica da USP. Diretor de Educação da Fundação Vanzolini.



 

10 Maneiras de Afundar um Projeto

Este artigo aborda os dez riscos que podem, sozinhos ou combinados, se comportarem como verdadeiros “torpedos” (ou icebergs) afundando seu projeto se os devidos cuidados não forem tomados. Depois, serão discutidas maneiras para se combater os inimigos mais comuns dos projetos, a fim que o gerente possa reforçar seu planejamento de combate aos riscos e aumentar as chances de sucesso do empreendimento.

André Augusto Choma
PMP Analista de Projetos – IPA Latin America





 

Limitações no Uso da Corrente Crítica

O método da Corrente Crítica surgiu como uma alternativa ao gerenciamento de projetos tradicional e foi recebido com entusiasmo por parte do meio acadêmico e das organizações. A sua implantação, porém, exige alguns cuidados e suas limitações precisam ser melhor compreendidas. Este artigo tem o objetivo de levantar algumas questões abertas e tópicos controversos na metodologia.

Andreza Inês da Silva
Coordenadora de Projetos, Embraer


Renato Ruas Pinto
Analista de Mercado, Embraer



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO