Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver Destaques





Educação em administração de projetos

A administração de projetos é uma habilidade cada vez mais importante para as pessoas e empresas em geral. Desenvolver competências gerenciais é um objetivo da educação continuada. Orientar o processo de criar, desenvolver e implantar procedimentos, sistemas e ferramentas de administração de projetos exige uma abordagem de “treinamento consultivo”. Assunto discutido neste artigo.


Roberto Sbragia, PhD
- Professor titular da FEA/USP e coordenador do PGT/FIA – Programa de Gestão da Inovação e Projetos Tecnológicos.

Dr. Amaru Maximiano
- Professor associado da FEA/USP e coordenador do Grupo de Gerenciamento de Projetos do PGT/FIA



Escritório simulado de projetos - Um novo ambiente para aprender e praticar decisões

Este artigo aborda o conceito de escritório de projetos para o ensino nos cursos de graduação. Em linhas gerais são quatro passos que, embora não reproduzam exatamente o papel desse escritório nas empresas privadas, permitem aproximar o estudante das tensões cotidianas na tomada de decisão.


Demerval Luiz Polizelli, PhD
Professor em Administração, Engenharia da Computação e Sistemas de Informação da FIAP


 

Seção: O Especialista Responde

Os métodos ágeis de gerenciamento de projetos são bem fundamentados? Como definir a melhor ferramenta corporativa (PMO) de gerenciamento de projetos?” Estas são as questões analisadas e discutidas nesta edição.

Farhad Abdollahyan, MsC.
Consultor e Professor FGV/IBMEC/FIA


 

Contratos de alianças para projetos de infraestrutura

* Este artigo foi originalmente publicado na AIPM magazine.

A formação de alianças (alliance contracting) proporciona um meio sem precedentes para criar uma forte sinergia entre parceiros de um grande projeto, a fim de terem mais chance de sucesso na entrega de projetos muito complexos, e para serem atendidos pelo modo tradicional de gerenciamento de aquisições e métodos de entregas.

Alain Mignot
Diretor executivo e cofundador da Alliancing Association of Australasia (AAA),




 

Project Management Office - Uma solução para produzir resultados e consolidar as melhores práticas

Levantamentos mostram que PMO ainda não faz parte da moderna cultura empresarial. A dinâmica dos negócios exerce uma enorme pressão sobre o ambiente de gerenciamento de projetos. As empresas precisam de uma estrutura inteligente e evolutiva para gerenciar a complexidade das decisões em projetos. O PMO se revela uma estrutura formal adequada para lidar com estas situações.

Darli Vieira, PhD
Professor em Gerenciamento de Projetos na Universidade Federal do Paraná (UFPR).


Milena Chang
MBA em Gerência de Sistemas Logísticos da UFPR


Patrick Bourdichon
Diretor da OPTEAM/França e professor visitante em Gerenciamento de Projetos no MBA em Gerência de Sistemas Logísticos da UFPR.




 

Lógica organizacional – Influências na gestão de portfólio

O objetivo deste trabalho é identificar as influências da lógica de uma organização na prática de gestão de portfólio, considerando-se três lógicas conforme define o debate da epistemologia: mecanicista, do ator e do agir organizacional.

Michele Ponich
MBA – FGV


Denise Oldenburg
Professora da FGV-PR, mestre em Gerenciamento de Projetos pela Universidade Superior de Ciências e Tecnologia de Lille (França), especialista em Administração de Cidades pela Universidade de Tecnologia de Compiegne (França).



 

De volta ao jogo IBM Project e Portfolio Management

O objetivo deste artigo é apresentar conceitos importantes a considerar quando utilizar uma ferramenta de software para trabalhar a gestão de portfólio de projetos de forma mais inteligente, integrada e colaborativa.

Frederico Pravatta Rezende
Gerente de marketing da IBM Rational no Brasil.





 

PMO Assessment Tool - Uma abordagem pragmática para minimizar gaps em gestão de projetos

Com o objetivo de avaliar de forma simples e padronizada o grau de maturidade de gestão de projetos, organizações, áreas e departamentos, a Accenture criou uma ferramenta chamada PMO Assessment Tool. Com ela é possível também traçar uma análise SWOT, identificando forças, fraquezas, oportunidades e ameaças de forma a replicar as experiências anteriores que foram bem sucedidas.

André Rocha
Senior executive da Accenture.


Flávio Alves
Senior manager da Accenture.


Kelly Santos
Consultora da Accenture.



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO