“Agile+Lean” em Gerenciamento de Portfólio de Projetos
Este artigo explora a idéia de cenários nos quais as noções sobre agilidade (Agile) e enxuto (Lean) sejam aplicadas no campo do Gerenciamento de Portfólio de Projetos. Baseados nos resultados de uma pesquisa sobre os esforços de desenvolvimento em empresas dinamarquesas, apresentaremos um framework para o gerenciamento “Agilean” de portfólio de projetos e são apresentados exemplos de casos em empresas que praticam formas da filosofia “agile+lean” para gerenciamento de portfólio.
Hans Mikkelsen,M.Sc. Consultor e Professor na Universidade de Aalborg - Dinamarca
Jens Ove Riis, Ph.D. Diretor e Professor da Universidade de Aalborg - Dinamarca
Mitigando Riscos com Múltiplas Hierarquias
Freqüentemente é difícil identificar as relações ou dependências entre os riscos, em que a combinação de efeito entre eles poderia ser mais importante do que ele individualmente. A solução para este problema é a categorização de riscos com objetivo de descobrir como eles estão relacionados. Este artigo discute como usar frameworks para a hierarquização de categorias de riscos comuns em gerenciamento de projeto.
David Hillson, Ph.D. Diretor da Risk Doctor & Partners - UK
A Gestão da Profissão do Chefe de Projeto: Case IBM.
A dinâmica da profissão de chefe de projeto não se destacava nem como uma preocupação de gestão e nem como uma exigência empresarial. A partir da estruturação das atividades empresariais por projetos, a profissão de chefe de projeto necessita de uma análise do ponto de vista de sua organização e controle. Um estudo empírico do caso IBM, que analisa a dinâmica da profissão de chefe de projeto com base nas dimensões cognitiva, relacional e de identificação desta profissão, é apresentado neste artigo.
Darli Rodrigues Vieira, Ph.D. Professor de Gerenciamento de Projetos da UFPR.
Sabrina Loufrani, Ph.D. Professora de Ger. de Projetos na Université de Nice-Sophia Antipolis - France.
Estratégia, Geração de Valor e Pesquisa em Gerenciamento de Projetos.
O interesse por capacitação em gerenciamento de projetos explodiu nos últimos anos e ter competência para gerenciar projetos tornou-se um fator importante para a carreira profissional. Compreender a diferença entre critérios de sucesso e os fatores de sucesso de um projeto é eliminar barreiras que fazem a diferença para a implementação bem sucedida do gerenciamento de projetos, que segundo estudos do autor, apresenta uma forte influência no desempenho do desenvolvimento do mercado.
Frank T. Anbari, PhD. Professor da George Washington University - USA
Impacto da Liderança no Desempenho Organizacional
Muitos aspectos pessoais interagem na orientação das ações de um líder. Percepções, atitudes, motivações, personalidade, habilidades, conhecimentos, experiência, confiança e compromisso são algumas das variáveis importantes para a compreensão do comportamento dessas pessoas. Este artigo apresenta os determinantes do comportamento e valores que influenciam um líder e que podem refletir no desempenho organizacional.
Léo F. C. Bruno, PhD Professor e Pesquisador do Núcleo de Liderança da Fundação Dom Cabral