Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver outros Destaques



 

Aprendendo a conviver com a incerteza
Uma visão além do gerenciamento de risco

Os efeitos das incertezas e ambiguidades no gerenciamento de risco é tema deste artigo. Constatar que a diminuição de risco gera um comportamento humano de negligencia, que as intervenções nos sistemas atuais para criar camadas de segurança mais transferem o risco de lugar do que propriamente o reduzem, só provocam novas incertezas. Um ciclo de vulnerabilidades retroalimentado e crescente. A demanda por uma nova cultura que saiba lidar de forma prática e aprender a conviver com a ambiguidade é desejada, a chamada sociedade resiliente.

Prof. Darren Dalcher, PhD, FAPM, FBCS, CITP.
is a full professor at Middlesex University and Visiting Professor in Computer Science in the University of Iceland. He is the founder and Director of the National Centre for Project Management, an inter-disciplinary centre of excellence operating in collaboration with industry, government and the learned societies.



 

Entrevista: Paulo Costa
Diretor de Abastecimento da Petrobras

Responsável por um portfólio de projetos US$ 78 bilhões, ou seja, uma importante parte da execução estratégica da maior empresa brasileira, o engenheiro Paulo Costa lidera o esforço da área de Abastecimento da Petrobras para criar seis novas refinarias no Brasil, o maior programa do gênero no mundo.

Paulo Roberto Costa
Atualmente, é diretor de Abastecimento da Petrobras e presidente dos Conselhos de Administração da Refinaria Alberto Pasqualini – REFAP, da Refinaria Abreu e Lima S.A. – RNEST e das Empresas do Complexo Petroquímico do Rio de Janeiro S.A.- COMPERJ. Também atua como conselheiro de administração da Petrobras Transporte S.A. – TRANSPETRO, da Petrobras Química S.A. – PETROQUISA, da Petrobras Biocombustíveis S.A. – PBIO e da BRASKEM S.A. (Grupo Odebrecht).


 

Liderança adaptativa e complexa
Um modo dinâmico de organização em projetos.

Enquanto as técnicas e ferramentas tradicionais funcionam bem em ambientes de relativa estabilidade, o mesmo não é válido para ambientes incertos e complexos. Este artigo busca ampliar este entendimento e explorar perspectivas, baseadas em descobertas de 15 anos de pesquisa. Apresenta oito princípios que auxiliam a trabalhar de uma maneira mais dinâmica e auto-organizada.

Nick Obolensky
a senior strategy consultant for a big 4 firm; an Associate Director co-ordinating the turnaround of a 45,000 employee FTSE 100 company (with line responsibility of over 800 change projects); and CEO of a charity’s commercial subsidiary. His academic experience includes: Associate Professor at Nyenrode University, the Netherlands Business School; Fellow at London Business School’s Centre for Management Development; Visiting Professor for Leadership at INSEAD in France; and Fellow of the Centre for Leadership Studies at the University of Exeter. He is currently Visiting Professor at Erasmus University in Rotterdam.




OUTROS DESTAQUES click aqui



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO