Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver outros Destaques



 

Indicadores de Sucesso em Projetos

Neste artigo, pretende-se apresentar os pontos críticos que devem ser considerados para desenhar um sistema de indicadores de desempenho que leve em consideração tanto os indicadores direcionadores (leading indicators) quanto os indicadores de resultado (lagging indicators). Os sistemas de indicadores também devem considerar as singularidades de cada organização, portanto é crítico que sejam projetados com forte participação dos tomadores de decisão da organização, pois quando se importa modelos, abre-se mão de definir as dimensões e as prioridades internas.

MARLY MONTEIRO DE CARVALHO, PhD
Professora livre docente do Departamento de Engenharia de Produção da POLI/USP.




 

PLM & ERP - Integração aumenta o valor agregado nos projetos

O PLM é uma abordagem na qual os processos são tão importantes quanto os dados. E está apoiada em dois pilares: gestão de ciclo de vida e colaboração. Busca controlar os crescentes fluxos de informações de naturezas distintas ligadas à produção industrial.O ERP e o PLM tem papéis ao mesmo tempo distintos e complementares na gestão de produtos. Enquanto o ERP planeja recursos, o PLM tem seu foco no produto, e a integração de ambos potencializa o sucesso nos projetos dessa natureza.

Darli Vieira, PhD
Professor em Gerenciamento de Projetos na Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pesquisador Visitante no MIT (Massachusetts Institute of Technology) Sloan School of Management na área de Product Lifecycle Management usando DSM

Ivan Pastorelli, PhD
Professor na Université de Nice Sophia Antipolis (França)




 

Produtividade e Valor Agregado - Como monitorar e controlar um projeto por homem-hora.

Neste trabalho, os autores se valem da análise de valor agregado (EVA) para interpretar a produtividade das atividades de campo e fazer projeções até o final do projeto em HH (homem/ora). A metodologia de usar mão de obra associada a valor agregado representa um importante e prático atalho para quem vê na implementação de EVA um trabalho difícil e pouco eficiente.

ALDO DÓREA MATTOS, MSc, PMP
É autor dos livros “Como Preparar Orçamentos de Obras” e “Planejamento e Controle de Obras” (Ed. Pini). Diretor da Aldo Mattos Consultoria


RICARDO DELARUE
Diretor da Systech International no Brasil, membro do IBEC – Instituto Brasileiro de Engenharia de Custos. Autor do livro “Eficiência e Análise de Atraso".




OUTROS DESTAQUES click aqui



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO