Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver outros Destaques



Percepção Sociométrica
Promovendo a colaboração entre as pessoas certas em projetos

Para executar com sucesso projetos grandes e complexos, torna-se essencial que as pessoas certas se comuniquem entre si. A comunicação ajuda a coordenar esforços, assegurando que todos os pontos de integração entre os diferentes componentes do projeto sejam bem entendidos por todos os membros da equipe. Infelizmente, na prática tem sido difícil medir esses padrões de comunicação e descobrir o que as equipes precisam efetivamente coordenar. Este artigo apresenta uma solução através de um dispositivo de sensoreamento portátil, que captura dados comportamentais, possibilitando ter uma visão mais objetiva e detalhada dos padrões de comunicação.

Ben Waber, PhD.
Pesquisador Sênior da Harvard Business School.



 

Nível de Estresse do Gerente de Projetos

O “preço” cobrado pelas exigências de um ambiente corporativo provocam efeitos negativos na saúde física e psicológica dos gerentes e tendem a ser avassaladores. Vivendo em constante impasse quanto à sensação de estar sempre trabalhando contra um tempo cada vez mais escasso e sob tensão contínua e crescente faz com que estes gerentes se transformem em uma espécie de “irmãos siameses do estresse”, Estudos demonstram uma correlação positiva entre o estresse e a má-qualidade de decisões, além de disfunções em habilidades gerenciais fundamentais como: negociação, solução de problemas e até mesmo comportamento antissocial.

Participe da pesquisa: blog.mundopm.com.br/estresse

Dr. André Barcaui
Coordenador do MBA de Gerenciamento de Projetos da FGV-Rio.




 

Os Paradoxos das Parcerias.
Um estudo de caso sobre colaboração interorganizacional na Rail Co. do Reino Unido.

Este estudo examina especificamente uma prática de colaboração atualmente emergente, basicamente, se ateve na investigação do conhecimento efetivo compartilhado durante as fases iniciais de uma colaboração interorganizacional real entre três empresas de infraestrutura.

Paul W. Chan, PhD.
Lecturer in Project Management at the University of Manchester - UK.


Eric Johansen, PhD.
Director of Postgraduate Research at Northumbria University - UK


Rachel Moor, MsC.
Project Manager for Bechtel Corporation Australia.




 

Conversas:
O fator-chave para o gerenciamento de projetos.

Apesar do grande desenvolvimento ocorrido nos últimos 15 anos nos métodos, nas técnicas, nos frameworks e nas ferramentas relacionadas ao gerenciamento de projeto, uma questão, apontada como o principal fator de fracasso dos projetos, ainda permanece preocupando os gerentes e suas equipes: por que a comunicação é tão deficiente no gerenciamento de um projeto a ponto de torná-lo inefetivo? Este artigo apresenta os resultados obtidos no trabalho de dissertação relacionados à comunicação, realizada por meio das conversas, no âmbito do gerenciamento de projeto.

Eron Campos Saraiva de Andrade MsC.
Profissional da ABDI - Associação Brasileira de Desenvolvimento Industrial; Professor de Gerenciamento de Projetos.


Gentil José de Lucena Filho, PhD.
Coach Ontológico; Professor da Universidade Católica de Brasília; Diretor do Laboratório de Pesquisas sobre Conversas nas Organizações.




OUTROS DESTAQUES click aqui



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO