Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver Destaques





Risco Agregado
no Controle de Custos em Projetos

     O artigo propõe um novo conceito chamado “Risco Agregado” que busca oferecer a possibilidade da gestão dos impactos dos riscos de maneira integrada à gestão do valor agregado, tratando conjuntamente, na prática, o prazo e seu consequente efeito sobre os custos.

Floriano Salvaterra
Professor e Consultor









Aderência ao Cronograma
Um indicador útil na gestão de projetos

     Este artigo utiliza a técnica do Prazo Agregado para propor um indicador que melhora a prática do GVA. Este indicador, Aderência ao Cronograma, fornece informação adicional de alerta antecipado aos gerentes de projeto, e permite melhor decisão e probabilidade de sucesso do projeto.


Walt Lipke
Autor do Método Prazo Agregado. Membro do PMI-Oklahoma Chapter USA.








 

A Gestão de Stakeholders tratada como ela é:
Um Sistema Vivo

     O convite neste artigo é para evoluirmos de uma visão de organizações como máquinas para a de empresas como Sistemas Vivos e, devido à ruptura, repensar a Gestão de Stakeholders em Projetos a partir das lógicas da Sociedade 3.0, da Teoria da Complexidade e da Economia Regenerativa (a era pós-sustentabilidade). Apresentaremos os conceitos de Clusters de Potência, Zonas de Energia, KPIs e Comunicação Regenerativos. Eles desafiam as organizações a acreditar no poder da inteligência coletiva e se abrir para processos de cocriação com os stakeholders.

Patricia Galante de Sá
Sócia-Diretora RegeNarrativa


Michele Oliveira
Sócia-Diretora RegeNarrativa






 

Modelo de Gerenciamento de Projetos para
Arquitetos e Profissionais Criativos

     Este artigo visa apresentar a experiência de implantação de modelo híbrido de gerenciamento de projetos em escritório de arquitetura. O método proposto é composto de quatro módulos; contato com o cliente, planejamento, elaboração do produto e monitoramento, encerramento. O modelo apresentado foi testado em projetos de arquitetura de diversos tipos.

Sonia Lopes
Professora FGV e UFF no MBA de Gerenciamento de Projetos.






 

Já ouviu falar em Inteligência Coletiva?
E como usar em Gestão de Projetos?

     O conceito descreve um tipo de inteligência compartilhada que surge da colaboração de muitos indivíduos em suas diversidades. É uma inteligência distribuída, na qual o saber está nas várias pessoas envolvidas no processo.

Robson Camargo
Professor e Consultor






 

Como escolher o método de Gestão da Mudança

     Este artigo apresenta um método de auxílio para interagir com mudanças em ambientes de projetos ou processos. O uso de um método para avaliação e escolha do modelo de Gestão da Mudança.

Rodrigo da Costa Menezes
Gerente de Processos e Riscos – MRT Correspondente Bancário, Mestre em Gestão Empresarial pela FGV/RJ, Pós-Graduando do MBA em Gestão de Projetos pelo IBMEC/RJ



 

Seção Especialista Responde

     O que são Modelos Híbridos Nativos? Como são as abordagens de gestão de mudanças em modelos híbridos se as compararmos com modelos convencionais? Como gerir mudanças em projetos e como modelos híbridos poderiam contribuir para isso?

Farhad Abdollahyan, MsC; PMP; PRINCE2 Practitioner.
Consultor e Professor com mais de 30 anos de experiência. Coautor de vários livros. É mestre pela HEC School of Management-France






O que você está perdendo ao confundir
Programas e Projetos?

     Um checklist para ajudar na sua tomada de decisão sobre qual tipo de gerenciamento adotar - programa ou projetos? Foi apontado nesse estudo quais os erros que essa identificação causa e consequente no gerenciamento da iniciativa levando a perdas financeiras e de eficiência que não devem ser ignoradas.

Luciano Sales
Major do Exército Brasileiro e Gerente de Programas.


Bruno Campana
Capitão do Exército Brasileiro e Gerente de Projetos.


Nuno Alves
Tenente do Exército Brasileiro e Gerente de Projetos.




Seção Falando de Projetos

     Homeostase de Riscos.

Hélio Rodrigues Costa, PhD.
Pesquisador da UQAM-Canadá; Professor da FGV; Foi subdiretor de projetos da Diretoria de Tecnologia da Informação da Aeronáutica.




Métodos Híbridos para a Gestão de Projetos:
uma abordagem prática

     Métodos tradicionais e Ágeis, ambos encontram resistência à sua aplicação em diversos ambientes produtivos. O presente texto trabalha resultados de uma pesquisa e sua aplicação prática no ambiente corporativo.

Luís César Menezes
Professor e Consultor.



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO