Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver Destaques

 





 

 

Caso de Sucesso: Tribunal Regional Eleitoral do Pará – Customizando uma Metodologia de Gerenciamento de Projetos

Um relato de caso de sucesso no setor público, vivenciado pela equipe do escritório de projetos do TRE do Estado do Pará, que trabalhou na adaptação de uma metodologia de gerenciamento de projetos para as suas necessidades e implantou com sucesso. Este case mostra as diretrizes que foram seguidas para a condução deste projeto.


Alcides Pamplona

Fred Beltrão

Ivan Mello

Júlio Valente

Salomão Freitas

 

 

COLUNA: O Especialista Responde

Nesta edição, mais duas perguntas são respondidas, a primeira visa esclarecer a diferença entre Elaboração de Projetos versus Gerenciamento de Projetos. Na segunda pergunta é apresentado sugestões para a questão gerenciamento de risco em projetos, técnicas quantitativas versus qualitativas, quando utilizar?

Farhad Abdollahyan, MsC
Consultor em gestão de projetos e contratos e professor convidado da FDC, BSP e FGV

 

 

Quando pagar multa compensa em projetos?

Mediante a interpretação dos custos direto, indireto e casual do projeto e seu comportamento em função do tempo, é possível ao gerente identificar o ponto ótimo, que é o prazo para o qual o custo total do projeto é mínimo. A técnica de aceleração (crashing) é ilustrada por meio de um exemplo que mostra até que ponto antecipar o prazo de entrega de uma obra é interessante para o construtor.

Aldo Dórea Mattos, M.Sc., PMP

 

 

Recursos Humanos –
Como gerenciá-los em projetos?

Administração de Recursos Humanos no contexto do gerenciamento de projetos exige o acompanhamento dos índices de absenteísmo e rotatividade somados à avaliação do desempenho dos recursos, como a APPO (Avaliação Participativa por Objetivos), permitem ao gerente a identificação da necessidade de aplicação de políticas motivacionais e da melhoria dos aspectos ambientais.

Alexandre Travassos, PMP, ITIL
Diretor da Technopoint

 

 

Lições Aprendidas e Aprendizagem Organizacional
– Um estudo de caso em organizações com escritório de projetos

A organização pode aprender consigo mesma, por meio de dados e informações obtidas com a solução de problemas, com os processos de tomada de decisão e com experiências vivenciadas internamente e externamente a ela. Este artigo tem o objetivo de investigar como as lições aprendidas em projetos são utilizadas para o aprendizado organizacional. Num estudo de caso em duas grandes organizações, foi possível detectar a contribuição das lições adquiridas no aprendizado de primeira e segunda ordem nas organizações estudadas.

Eron Campos Saraiva de Andrade, PMP
Engenharia de Custos da INFRAERO

 

Escritório de Apoio ao Gerenciamento de Projetos

Este artigo pretende prover um estudo mais detalhado com relação ao escritório de apoio ao gerenciamento de projetos e as diferentes maneiras de estruturá-lo nas organizações e seus respectivos benefícios e conseqüências.

José Genaro Linhares Jr., PMP
Professor da FGV; Líder de Equipe da A&C Consulting

 

Riscos Empresariais e os Projetos –
Um Panorama Atual

O gerenciamento de risco empresarial – do projeto ao negócio, passando pela operação e pelo atendimento aos órgãos reguladores, apresenta arcabouços e modelos de referência que uma organização deve começar a introduzir no seu modelo de gestão, para ampliar suas chances de sucesso. Este artigo apresenta um panorama dos principais arcabouços atualmente praticado no mercado.

Walther Krause, M.Sc.,PMP
Professor IAG/PUC-RJ, Presidente do PMI-Rio

 


Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO