LIDERANÇA INOVADORA
Projetos de Novos Produtos Integrando Marketing, Manufatura e Pesquisa e Desenvolvimento
Neste artigo focalizamos como as organizações podem aprender com o mercado no desenvolvimento de suas atividades criativas, especialmente às relacionadas a projetos de novos produtos. Ou, em outras palavras, como as organizações usam o mercado como fonte de informações para, rápida e eficazmente, satisfazer e também prever as necessidades dos clientes. Nosso objetivo é ajudar a explicar por que e como as organizações têm êxito ou fracassam ao desenvolverem e comercializarem seus produtos, dependendo de como elas usam o mercado – especialmente os usuários – como fonte-chave de inovações.
Léo Bruno, Ph.D – Fundação Dom Cabral
Feedback - Proporcionando feedback efetivo a membros de uma equipe
“Feedback”. Quando essa palavra é citada pode provocar muito medo e agitação. Por isso, ela é fortemente evitada. Mas por que isso acontece? Vivemos num mundo que utiliza o feedback para melhorar o desempenho individual, organizacional e de equipes. O uso do feedback positivo e negativo pode ser mais efetivo quando algumas práticas são seguidas, principalmente quando estas estão alinhadas aos princípios SMART - Specific = específico, Measurable = mensurável, Achievable = factível, Realistic = realista, Time-Bound = sujeito a prazo.
Rubin Jen, P. Eng, PMP
Aprender metodologia pode ser divertido?
Utilizando Jogos de Negócios para Aprendizado em Projetos
Em Jogos de Negócios ensinar metodologia de gerenciamento de projetos é divertido, os participantes usam, na prática, os instrumentos da metodologia para solucionar um desafio proposto pelo jogo. Eles absorvem a essência dos conceitos porque os aplicam num contexto real que é simulado no jogo e saem energizados do treinamento para colocar em prática sua nova experiência adquirida. Os resultados realmente surpreendem.
José Finocchio Jr. – Professor MBA-FIA e FGV. Diretor da PM2.0
Gerenciando as áreas "cinzas" − Dicas essenciais para liderar pessoas, projetos e organizações
Muitas vezes, tomamos decisões ou fazermos escolhas depois de simplificarmos mentalmente os resultados delas, uma forma de lidar com a complexidade envolvida, mas nem sempre é possível classificar estes resultados tão facilmente, se são "brancos" ou "pretos". Aliás, muitas vezes, são "cinza". O efeito cascata dessas escolhas ou decisões impactam muito no resultado final, e saber lidar com essas "áreas cinzas" pode fazer uma diferença vital para liderar pessoas, projetos e organizações na prática. Conheça alguns princípios que podem auxiliá-lo a se tornar um líder melhor.
Jerry Manas − Presidente da Marengo Group e Co-fundador da PM Think