Youtube MundoPM  Facebook MundoPM  Twitter MundoPM 
Flickr MundoPM  LinkedIn MundoPM  Google+ MundoPM

 

 


PDM

Assinaturas Anuncie Edições Anteriores Contato

Clique Aqui para ver Destaques







Sistema de Auditoria da Qualidade
Baseado em Riscos

Todo empreendimento está exposto ao risco. Aqueles ligados à qualidade variam conforme a organização e a natureza do projeto. O objetivo deste artigo é propor um sistema de auditorias da qualidade baseado em riscos. É apresentada uma solução que permite direcionar o foco do gerenciamento da qualidade para as atividades mais significativas do projeto, combinando gerenciamento de riscos e auditorias.


Dr. André Barcaui
- Coordenador e Prof. do MBA-GP da FGV-Rio.

Eduardo Dias, MsC.
- Gerente da Qualidade da FMC Technologies

Marta Cardoso, MsC.
- Professora da FGV e UERJ.



Implantação de PMO na Gerência Geral de Engenharia da Vale/ES

Este artigo apresenta um caso real sobre a implantação de um escritório de projetos (PMO) em uma gerência de engenharia, abordando os paradigmas, pontos fortes e fracos, as ameaças e oportunidades encontradas durante todo o percurso. O texto visa ratificar a importância do gerenciamento de projetos, mostrando também como uma estratégia adequada pode contribuir na concretização do PMO.


Ronis Monteiro de Castro, PMP
Coordenador do PMO da Vale/ES


 

Seção: O Especialista Responde

Os contratos de aliança buscam uma abordagem de parceria entre equipes mistas atuando conjuntamente nas frentes de trabalho. Trata-se de uma modalidade de parceria entre cliente e fornecedor em que parâmetros que visam compartilhar os riscos de desempenho são estabelecidos. Ajustar esses contratos para uma melhor sintonia às necessidades dos sponsors é fundamental para o sucesso nos projetos.

Farhad Abdollahyan, M.Sc.
Consultor e Prof. da FGV


 

Priorização de Carteira de Projetos
Usando o Método AHP e PMI-PPM

A seleção de projetos de uma carteira demanda um conjunto de processos e critérios padronizados e tecnicamente estruturados. A norma do PMI-PPM auxilia a estabelecer esses processos, contudo a análise multicriterial para aprovação de um conjunto de projetos envolve a combinação de critérios qualitativos e quantitativos, bem como fatores positivos e negativos, tornando-a subjetiva ou parcial. O método AHP – Analytical Hierarchical Process suporta cientificamente essa ponderação para a tomada de decisões.

Marcius Rodrigues
Líder de Práticas de Project Portfolio Management na HP - Hewlett Packard do Brasil


 

Inovação Corporativa:
Qual o papel dos PMOs e das UGEs?

Qual é o papel dos Project Management Offices e das Unidades de Gestão Estratégicas no contexto da gestão da inovação corporativa? Como harmonizar aspectos aparentemente paradoxais: a ordem da organização e o caos da criação? Como não perder a chance do risco calculado e promover a inovação? Quais flexibilidades nos processos de avaliação de componentes do portfólio podem auxiliar na inovação? Todas essas questões merecem a devida atenção.

Alberto Sulaiman Sade Júnior
DSc., PMP; Banco Central do Brasil; Líder do Grupo Estratégico de Educação do PMI-Rio.



 

O Futuro do Gerenciamento de Projetos

Refletindo sobre o futuro do gerenciamento de projetos, este artigo identifica quão necessário é ir além de entender quais são as necessidades atuais dos nossos clientes, tentando também definir o que poderá ser considerado tendência em termos de produtos ou serviços. Para isso, saber analisar cenários futuros sobre o consumo mundial se torna uma habilidade decisiva no âmbito empresarial.

Sergio Pazzini da Silva Matos, PMP.
Gerencia de Engenharia Elétrica e Eletronica da ArcelorMittal.



 

Projetos de Desenvolvimento de Software
Dirigido a Funcionalidades
(FDD – Feature-Driven Development)

A adoção de uma metodologia ágil traz realmente agilidade aos projetos de desenvolvimento de software? E o que seria essa agilidade? A metodologia Desenvolvimento Dirigido a Funcionalidades (FDD – Feature Driven Development) tem como principal finalidade a entrega tangível e frequente de pequenas partes de software funcional, em uma dinâmica que permite ao cliente se benefíciar da usabilidade com o progresso do projeto.

Jorge Luis Bublitz
Chefe de Seção de Análise e Desenvolvimento do TRE-MS.



Procurar Artigos Online

Comprar Revista

Eventos SpecialDay

Artigos Destaques

Cursos Online



JMPM

 



Curso Online RiscoPRO