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Competição por recursos em um portfólio de projetos
Com o intuito de reduzir as dificuldades oriundas da
utilização de recursos restritos em determinadas áreas
da organização, foram criados os “schedule models”, que
quando integrados e adaptados geram cronogramas
que permitem explorar tanto os pontos fortes das
áreas funcionais quanto uma visão corporativa da
carteira de projetos, o que possibilita alcançar o melhor
desempenho organizacional.
Peter Mello, PMP e SpS. Recebeu o prêmio Best of the Best 2009 (Eric Jennet Project Management Excellence Award) do PMI – Project Management Institute. Especialista em otimização de cronogramas baseados em recursos (SpS – Spider Project Specialist), sócio-diretor da X25 Treinamento e Consultoria (distribuidor exclusivo do Spider no Brasil) e gerente de projetos e programas na TMSA – Tecnologia em Movimentação S.A.
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Como avaliar a maturidade do seu PMO
Considerando a lacuna de conhecimento
entre maturidade organizacional
e escritório de projetos, que
é distinta na opinião dos autores,
este artigo propõe um novo modelo
de avaliação de maturidade de
PMO considerando sua missão e a
sofisticação com que executa suas
responsabilidades. Isso possibilita
enxergar e validar o quanto de valor
está agregando aos seus clientes e
consequentemente a organização.
Américo Pinto,PMP. Doutorando pela Skema Business School/ESC-Lille, França, professor da FGV, COPPEAD e IBMEC, autor de livros e artigos em gerenciamento de projetos e diretor do Compass Research Center
Marcelo Cota,PMP. Doutorando pela FIA/USP, professor da FGV, FIA/USP, autor de livros e artigos em gerenciamento de projetos e chefe da divisão de monitoramento do projetos do PMO Corporativo do Banco Central do Brasil
Ginger Levin,PhD, PMP, PgMP. É uma das maiores autoridades no mundo nos temas PMO e gestão de portfólio, com diversos livros publicados. Professora na UWP (University of Wisconsin-Parkside), EUA; Skema Business School/ESC-Lille, França; e RMIT, Austrália.
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Fale a linguagem da liderança
O sucesso como gerente de projetos requer equilíbrio
entre conhecimento técnico da matéria, habilidades
interpessoais e habilidades conceituais que juntas produzirão
os resultados esperados. Este artigo apresenta e
discute conceitos para desenvolver habilidades de liderança,
especialmente a comunicação.
Phil Bristol CMC, PMP – ProjectivitySolutions.
Gary Yeatts MSW – Clarity Technologies.
Margareth Carneiro PMP, MSc. – PMA – Professional Management.
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